(Foto: Foto: Pixabay/ fotos gratis)
A primeira semana de agosto é marcada mundialmente por campanhas e ações voltadas para a importância do aleitamento materno. Os nutrientes do leite, oferecido pela mãe, são essenciais para a saúde e desenvolvimento das crianças até dois anos ou mais de idade. Além da amamentação ser a forma de proteção mais econômica, de acordo com o Ministério da Saúde, é responsável também pela redução de 13% da mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.
Conheça as 8 razões indiscutíveis para o aleitamento materno:
1) O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado para o bebê até os 6 meses de idade;
2) Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês;
3) Colabora para a formação do sistema imunológico da criança;
4) Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém nascidos;
5) Previne a anemia;
6) A sucção colabora no desenvolvimento da arcada dentária do bebê;
7) Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário;
8) A amamentação dá às mães a sensação de bem estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente seis milhões de crianças são salvas a cada ano com taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Para as mulheres, a amamentação reduz as chances de desenvolver câncer de mama, ovário e útero, diabetes e pressão alta.
A amamentação é uma das formas mais econômicas e eficazes de contribuir para a redução da taxa de mortalidade infantil. Por isso, incentive as mulheres que você conhece a amamentarem seus filhos. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
Com informações Agência do Rádio